sábado, 24 de março de 2012

Convivendo com nossos fantasmas

Todos nós carregamos demônios ocultos dentro de nós mesmos, sejam eles medos, traumas, vícios, desejos ou paranóias. Todo mundo possui algum segredo perigoso que vez ou outra vem à tona para testar a resistência e flexibilidade de nossas convicções.

Em algum momento de nossas vidas, todos chegamos à conclusão de que não há muito o que fazer a respeito de tais monstros, tentar contê-los é inútil. Por mais que se consiga arremessá-los de volta à escuridão a qual pertencem, eles voltarão ainda mais zangados com sua ira acumulada e em algum momento irão sobrepujar a sua razão. O tempo ensina que, a maneira mais eficiente de lidar com estas feras é simplesmente não tentar dominá-las pois elas nem sempre querem o nosso mal. Se algum verme do passado insiste em permanecer contorcendo-se dentro de nós é porquê ainda tem um propósito a cumprir. NADA EXISTE POR ACASO!

Medos só existem por uma razão, proteger-nos de nossa própria estupidez! Se tememos algo que possa acontecer, é porquê não queremos que isso aconteça e o medo não é um empecilho, mas sim um alerta, um aviso de que algo à nossa volta pode acabar desencadeando uma sequência de eventos que irão concretizar nossos temores. O medo nos faz agir com cautela, nos faz analisar cada fator da equação e tomar as providências necessárias para virar o jogo a nosso favor!

Portanto, ao invés de erguer sua espada e lançar-se em desespero rumo à uma batalha inútil, você deve antes conhecer aquilo que o ameaça. Erigir suas defesas na direção da fera, mas ouvir atentamente seus urros e ater-se a cada movimento, descobrir quais são as medidas das forças do seu inimigo e iniciar uma aproximação cautelosa. E então perceberá o fator fundamental que será o Deus Ex Machina de seu sucesso futuro, que o demônio que tanto teme pode ser seu maior aliado e principal ferramenta. Uma força poderosíssima!

Não rejeite os fantasmas que rastejam na escuridão do seu ego. Ouça-os sussurrando seus rancores e fúrias, acalente-os com sua auto-confiança e força de vontade sempre firmes, pois estas serão tua armadura e teu escudo. As tuas atitudes transformarão a realidade a tua volta como uma espada afiada transforma a batalha a cada golpe desferido com maestria pelo seu detentor. Sejas sólido como o aço em tudo que acreditas e a vitória estará garantida.

3 comentários:

  1. Esses vermes, fantasmas, demonios, medos, podem até parecerem terceiros na batalha mental. Mas no fundo são apenas aspectos de si mesmo. Mais do que aconselhar ou ajudar eles são manifestações da própria pessoa. As vezes quando tudo parece perdido, é necessário beber do próprio medo pra continuar em pé.

    ResponderExcluir
  2. Adoro o tempo que você demora para postar e volta, de repente, com um texto ótimo. Amei esse!

    Lembro da primeira vez que alguém me disse que o medo é bom, pois nos alerta do que é perigoso e nos protege. E também de quando me disseram que um homem corajoso não é um homem sem medo, mas um homem que enfrenta seu medo e segue em frente.

    Quando mais nova, eu não via o medo dessa forma, e acho que muitas pessoas ainda se prendem a essa visão infantil desse sentimento... Fico feliz por ter ouvido as pessoas certas...

    Enfrentar os medos é o maior desafio que se pode ter nessa vida. Eu vou enfrentar cada um deles...

    ResponderExcluir
  3. De onde vc veio, criatura, que sempre tem algo a me ensinar? Me faz amar e querer viver sempre mais!! te amo!

    ResponderExcluir